segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Canto leve

Para Daniela

Não sei cantar cantos de pastores.
Meu mar está longe.
Mas peço a minha alma agrária
o curso desse rio.

Me leve aos peixes.

Baixo meus olhos porque inunda tanto
seu olhar de marés
quando a chuva cai
na terra possível dos meus sonhos.

Baixo meus olhos porque tenho a coragem

(não há medo quando a noite recolhe perto de mim sua pálpebra morna)

de deixar seu corpo descansar
nas palavras
desse vento
que me leva manso.

Me leve aos peixes.

Não tenho cantar de pastores
nem sua imitação.
Mas minha mão adormece no seu colo
e entendo o tempo do seu gesto
o plano escolhido do seu gesto
no limite das pequenas coisas que você rege
ordenando o caos
como quem corre livre o mundo
da sua casa.

Não há açoite em suas águas
somente a tarde
para me fazer surgir a noite.

Seu olhar,
golfinhos chorando
no campo tão feminino das ondas...

Ao longe, o mar sabe
que guardo cada pássaro
(desde a infância conheço sua ausência)
agudo, liberto,
na orla sentida dos seus versos.

Me leve aos peixes.

2 comentários:

Lia Maria disse...

Êêêê Fiori! q tu não para, vai longe, vai indo. Carro de boi pra chegar antes. Oxalá proteja seus olhos pra que continue rio, indo, indo. Que você já conhece o caminho de ondas das mãos.
Tiadoro Montão é o nome. rs
beijos!

Luiz Claudio disse...

Muito bom Fiori ...

Levemos o Blog, um pouco no ritmo introduzido pela Lolly.

Peixosss.