quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Cólera

Letras do disco "Pela Paz em Todo Mundo", lançado em 1986.

É Natal?!

É natal?! É natal?! Se é natal não sei?!
Se é natal?! Se é natal?!
Se é natal não sei!!!
Os pobres ficaram bem mais pobres
Os ricos muito muito ricos
O comércio fica aberto dia e noite
Os presentes e chantagens
Todos trocam sem pensar
para no dia seguinte se odiar. (É natal?!...)

Os assaltos multiplicam
Guerras seguem sem parar
Matam animais a toa, só para treinar
Não preciso de pretexto
Não preciso de natal
Todo dia é importante
Todo dia é igual. (É natal?!)


Direitos Humanos


OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!
Quando eu passo a noite nas esquinas
Esperando um ônibus que nunca vem
Vejo mulheres prostituídas
Tento imaginar porquê,
Vejo moleques rasgados, perdidos
Não tem um amigo mas porquê?

DÊ UMA OLHADA PRA ESTAS VIDAS!
DÊ UMA OLHADA PRA ESTAS VIDAS!
ONDE ESTÃO, ONDE ESTÃO
OS DIREITOS DE VIVER???

Eu me lembro falam na declaração
Que nascemos LIVRES, LIVRES POR IGUAIS.
Mas não entendo se escolhemos
Ou se alguém escolheu por nós
Não está certo, alguns tão ricos
Outros não tem nem um amigo...

2 comentários:

Opheliac disse...

Por isso que eu digo que é apenas mais um feriado capitalista.. ;P

Fernanda Rodrigues de Miranda disse...

Esses dias fui num show do Osvaldinho da Cuíca e ele disparou uma cantiga bem lúcida sobre essa opressão natalina, nem lembro mais a letra... mas falava dessa beleza construída sobre uma perspectiva eurocêntrica, engrandecida pela mídia eurocêntrica, que cria a imagem de neve, presentes, árvores enfeitadas, milagres, etc... nos filmes arrotados nas caras das pessoas. O natal faz parte da mitologia cristã. Não há natal para os poucos índios do Brasil, não há natal no candomblé. Mas como a europa se apropriou do cristianismo e o transformou em regra para todo mundo no mundo, o tal do "espiríto natalino" fica assombrando as criancinhas... E a mulher que derrubou o papa está sendo chamada de doente mental no jornal nacional. Lembrei de Lia e eu gritando "legaliza o aborto!!" "cadê as mulheres nos altos cargos da igreja??!!" bem no meio da praça da sé lotada pra ver o outro papa, o antecessor desse aí... ai, ai... me perdi no comentário...